novidades

(47) 3029 1112 CRECI 2824-J

Como declarar aluguéis pagos no imposto de renda

2/abr/2014
postado por

Quem mora de aluguel precisa informar as quantias pagas ao locador na declaração de imposto de renda. Os aluguéis pagos devem ser declarados por todos os inquilinos que constem no contrato de locação como locatários.

Os valores devem ser lançados na ficha “Pagamentos Efetuados” sob o código “70 – Aluguéis de imóveis”, sempre com o nome e o CPF ou CNPJ do locador, nunca da imobiliária que, porventura, seja a intermediadora da transação. Os aluguéis pagos não são dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda, mas devem ser declarados mesmo assim, inclusive por quem entrega o formulário simplificado.

Taxa de IPTU e condomínio

Na maior parte dos casos de aluguel de imóvel residencial, quem fica responsável por arcar com o IPTU e o condomínio é o inquilino. Essas despesas não devem ser informadas na declaração, nem abatidas de qualquer forma. O valor que deve ser declarado a título de aluguel pago deve ser apenas aquele que se refere ao aluguel de fato pago ao locador, sem a inclusão de quaisquer outras taxas.

Se a transação for intermediada por uma imobiliária, muitas vezes é possível solicitar a ela uma relação dos aluguéis pagos ao longo do ano, para facilitar a soma dos valores e minimizar as chances de o inquilino errar.

Fonte: Revista Exame

1 comentário on “Como declarar aluguéis pagos no imposto de renda”

  • Jose Renildo fevereiro 4th, 2015 12:14

    Se o inquilino não declarar os valores de alugueis pagos ele pode ser penalizado? Se sim, de que forma?

Deixe um comentário!

0 pessoas curtiram innova imóveis
Tweets recentes
Ampla Casa Alvenaria, Suite + 2 quartos, semi-mobiliada, área de festas com churrasqueira, Garagem, AVERBADA..... https://t.co/YgPhEVg7od
Escolha Bons Negócios (47) 3029 1112
Rua Alexandre Dohler, 129, Sala 7 Entre em contato e conte com nossa assessoria para encontrar o seu imóvel
código captcha
H